Em 2018, eu e minha esposa fomos passar uns dias acampando em Águas da Prata, e por um acaso, fiquei sabendo da existência de uma rota de peregrinação, o famoso Caminho da Fé, até então, para mim era desconhecido, mas após ficarmos sabendo, despertou um enorme interesse, e ao mesmo tempo, medo e preocupação, em percorrer uma rota tão longa, começamos a amadurecer a ideia de em 2019 percorrer esse Caminho, começamos a treinar e nos informarmos melhor sobre o Caminho, roupas, mochilas, etc…
Em Maio de 2019, estávamos quase prontos para começarmos nosso Caminho da Fé, porém, o medo dos 318 kms nos causava insegurança, foi onde descobrimos o Caminho da Prece, uma rota de peregrinação de 71 kms, que liga Jacutinga à Borda da Mata, da maioria das vezes feito em 2 dias, resolvemos estrear como peregrinos em um caminho mais curto, para sentirmos todas as dificuldades de uma peregrinação.
Foi um pouco sofrido, pois levamos coisas à mais do que precisávamos, normal para marinheiros de primeira viagem.
Ao final do segundo e último dia, chegando em frente a Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata, já exaustos, emocionados e felizes, fomos recebidos por um grupo de professores da escola local, nos convidando para participarmos da coroação de Nossa Senhora, que aconteceria naquele dia, ficamos emocionados novamente, e aceitamos de imediato o convite.
Logo após a missa, houve a celebração da coroação, algo inexplicável e emocionante para nós, estarmos ali naquele momento tão especial, para nós além da coroação, foi como um “batismo” de peregrinação, visto que estávamos fazendo nossa primeira peregrinação.
E após o término da cerimônia, fomos abençoados com um presente, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, não teve como conter as lágrimas, só olhava para o céu e agradecia por aquele momento.
No mês seguinte, seguimos para o Caminho da Fé, onde com as graças de Deus e Nossa Senhora, concluímos em 12 dias.
De 2019 pra cá, seguimos firmes nas peregrinações, mas o Caminho da Prece foi algo que nos marcou muito, no entanto que já voltei a percorrer essa rota mais 4x, e não pretendo parar por aí. Que Deus abençoe à todos!