Profissão – MÉDICO – PESQUISADOR – HISTORIADOR – GENEALOGISTA
Cidade – BRAGANÇA PAULISTA 04/10/2021
O milagre da Aparição da ‘Imagem de Nossa Senhora da Conceição’ no Rio Jaguari de Bragança Paulista -1977 – A Nossa Senhora de Bragança Paulista
Célio de Vita Catapano gostava muito de pescar e de caçar, sendo muito religioso, herança de seus pais, era muito devoto da Nossa Senhora da Conceição, Virgem Maria, a Santa Padroeira de Bragança Paulista, e todo as vezes que ia pescar pedia em oração para Nossa Senhora que encontrasse fizesse uma boa pescaria.
Num belo dia chamou seu amigo Arminio Grasson e foram pescar em direção ao Rio Jaguari, no Bairro Mãe dos Homens, no Recanto de Nazaré, e levaram também dois cães, chegando lá, enquanto Célio pescava num bote no Rio, estava conseguindo tirar um peixe atrás do outro, deixou solto os cães, e Arminio ficou descansando em um dos ranchos que havia ali na área de lazer na margem do rio, passado algum tempo os cães encontraram uma capivara, correram atrás dela, esta para fugir deles, saltou no rio, formando assim uma onda, e nesta movimentação , apareceu um objeto, um pedaço de madeira , como se fosse uma imagem, Célio observando isto com o bote foi até o local do objeto, e ao pegá-lo, vê que é uma imagem de uma Santa em Madeira, era a Nossa Senhora da Conceição, suja de barro, e desgastada por estar na água há muito tempo.
Levando a imagem para o rancho onde estava seu amigo, este disse “Nossa Senhora”, que linda Santa; é um “Milagre”, vamos lavá-la e secá-la. E depois iremos construir uma Igreja dedicada a ela.
Celio disse como que nós vamos construir uma Igreja num terreno que não é nosso.
Célio agradeceu à Nossa Senhora da Conceição por ela ter auxiliado depois do seu pedido na pescaria e por ela ter aparecido na sua pescaria.
Arminio relatou este fato para Ivan Bertolotti, que relatou para o Senhor Bispo Dom Misiara, este também exclamou !!!, é sim um “Milagre da Pescaria”, então ele pediu para Ivan, pedir a Imagem para entronizar numa Igreja de nossa cidade, e depois construir um Santuário dedicado à Nossa Senhora de Bragança Paulista, devido ela também ter aparecido aqui a na nossa cidade, e porque era a mesma a história da cidade de Aparecida, porque ela teria realizado dois milagres, um da manifestação do aparecimento e outro da pescaria. A princípio ele não queria doar, mas por insistência do Senhor Bispo, o qual foi na sua residência pedí-la, Célio cedeu e acabou doando a imagem sendo levada por Ivan Bertolotti e pelo Bispo, assim a imagem foi colocada na Igreja de Santa Filomena da Vila Nossa Senhora Conceição Aparecida, enquanto aguardava a construção do Santuário. Antes de doar Célio tirou uma fotografia da Imagem para guardar de Lembrança, e que toda a vez que ele olhasse para a mesma, recordaria do milagre que alcançou em pedido de oração e da aparição da Santa em Bragança Paulista.
Segundo relato do Sr. Bispo Dom Antonio Pedro Misiara o santuário seria de “Nossa Senhora de Bragança Paulista”, subordinado a Sé Catedral de nossa Diocese.
E segundo relato de Celio Catapano em 2014, ela teria desaparecido da Igreja de Santa Filomena , não sabendo o ano e nem o seu destino.
Dom Misiara deu imagem da Santa para o Padre Lélio José Dantas, para guardar enquanto eles achariam um terreno para construir um Santuário para ela, porque havia ali já dois milagres, o da Aparição e o da Pescaria, e o local onde ela apareceu chamava-se Recanto de Nazaré, coincidência ou não, Nazaré a cidade onde teria nascido.
Nesta época o padre Lélio estava construindo a Capela da Santa Filomena da Vila Nossa Senhora Aparecida, como não tinha onde colocar a Santa deixou na casa vizinha a sua construção, enquanto eles resolviam a questão do terreno, para a construção do Santuário de Nossa Senhora de Bragança Paulista, cuja casa era do Domingos Vichietti.
Passado algum tempo esqueceram deste detalhe e a Santa desapareceu.
Assim eu Dr. José Roberto Bragança Saracchini de Oliveira disse ao Celio, eu vou tentar encontrá-la, o Célio me disse mas como, eu estou tentando acha-la há quase 40 anos e não consigo, então como vocês irá acha-la, eu disse para ele, então você não acredita na Nossa Senhora. E tem mais ainda não completou os 40 anos, ela desapareceu porque vocês não fizeram nada por ela, agora ela só irá se manifestar para alguém que irá fazer alguma coisa para ela, e quando fizer os 40 anos e todos que estiveram com ela em 1977 não falecerem ela não se manifestará, aí ele me disse que era louco de falar uma coisa dessa, mas eu insisti, então você não acredita na mãe de Deus.
Saí de lá e pedi que a Nossa Senhora Mãe de Deus interviesse nesta busca, passado 3 anos, após intensa procura não conseguia encontra-la, Numa noite estava eu pensando sobre o assunto, mas será que eu não irei encontra-la, pedi neste dia que ela interviesse o que eu deveria fazer, foi que nesta noite eu sonhei com a Nossa Senhora e no sonho ela me disse, pega aquela que o Célio tirou de mim e faz uma réplica para mim. Dessa maneira eu pensei já que irei fazer uma réplica irei achar uma madeira bem antiga para tal, foi aí que eu fui no Bairro do Guaripocaba conversar com o Airton que havia encontrado uma canoa e uns pedaços de madeira, soterrados na margem do rio Jaguari, assim daria a impressão que a imagem já era bem antiga e se ele ainda tivesse esta madeira lá eu compraria dele um pedaço. Fui até lá conversei com ele que eu gostaria de comprar um pedaço daquela madeira encontrada junto com a canoa, mas não disse para que, foi quando ele me perguntou para que eu iria fazer com aquilo, daí contei para ele essa história da Nossa Senhora, então ele me disse se é para Nossa Senhora pode levar de graça. Levei a madeira e mandei fazer a réplica da imagem pela fotografia tirada dela em 1977.
Levei a madeira para o Orlando do São Miguel para ele fazer a imagem, por que eu já o havia conhecido há muito tempo, há mais de 30 anos que ia na sua loja de restauração de obras sacras.
Mesmo assim continuei procurando a mesma, foi quando no dia 10/12/2018 recebi uma triste notícia, meu amigo Célio havia falecido.
No dia seguinte, dia 11/12/2018, ou seja após muita procura, por 4 anos consecutivos, retornei na loja do Orlando para pegar uma imagem da Santa Paulina que havia mandado fazer, estava eu conversando com o Orlando quando eu olhei em uma de suas prateleiras de imagens, bem no alto da mesma vi a imagem que eu estava procurando, pensei comigo venho aqui há 30 anos e nunca esta imagem teria chamado a minha atenção, foi só o ultimo daquelas pessoas que pegaram a imagem em suas mãos falecer, que ela se manifestou, foi assim cumprido o que eu havia falado para o Célio há 4 anos, que após falecer o último, a Santa se manifestaria.
Daí eu pensei não vou falar nada para o Orlando sobre essas aparições e milagres que aquela Santa havia feito, vou tentar comprar dele a imagem sem falar nada para ele, porque se contar para ele esta história o preço irá aumentar muito ou ele nem a venderá.
Disse para ele posso pegar aquela imagem lá na última divisão da prateleira, assim o fiz, quando eu a peguei vi que na sua base estava escrito Domingos Vichiatti, 1978, (Teria desaparecida neste ano, assim completaram 40 anos certinho quando a encontrei de novo), foi aí que eu entendi porque havia desaparecida. Eles esqueceram da Santa não fizeram nada, assim o domingos a vendeu para uma terceira pessoa e esta pessoa vendeu para uma quarta pessoa e esta a vendeu para o Orlando, e percebi também que o rosto dela parecia de um homem, não quis entrar em muito detalhe, só pensando em adquiri-la.
Depois de muita insistência consegui comprar do Orlando por 200,00 reais, coloquei a santa na minha bolsa e fui para casa.
Chegando em casa ao fazer uma análise detalhada dela, percebi que o rosto dela parecia mesmo com um rosto de homem, só que não um qualquer homem, de pronto eu já percebi que o rosto dela parecia com seu amado filho Nossa Senhora Jesus Cristo. Fiz um pesquisa detalhada nas redes sociais e não encontrei nada semelhante, ou seja uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, cujo rosto se transformou no rosto de seu filho Jesus Cristo, fiquei muito contente por isso, por ela ter se manifestada para mim após desaparecer por 40 anos .
Aí fui que eu entendi este mistério de Deus, sendo revelado para mim o seguinte, como em todas as aparições da Nossa senhora desde que ela faleceu, em primeiro lugar ela pede para sempre rezar o terço para a transformação das pessoas, e também ele diz sempre que não fará ninguém feliz nesta vida e sim numa outra vida, e para isto nos teremos que nos transformar para receber esta outra vida, como as pessoas esqueceram do que ela sempre diz nas suas aparições , ela de Nazaré se manifestou no Recanto de Nazaré, e depois se manifestou novamente para a minha pessoa após 40 anos, e fazendo com que seu rosto parecesse com o rosto de seu filho, porque a Salvação vem do seu filho Jesus Cristo, e não de uma outra pessoa qualquer, senão seu rosto poderia se transformar em uma outra pessoa qualquer, mas não se transformou no rosto de seu filho. De onde vem a salvação. Aqui está o maior milagre de Nossa Senhora , o Milagre da Transformação para a nossa salvação.
Fatos relatados por Celio de Vita Catapano em 2014, o qual vivenciou o achado.
OBS:
A Imagem original feita de madeira de lei, segundo o artista Orlando é do século 18.
A Imagem réplica de Nossa Senhora de Bragança Paulista tem mais 350 anos, pois foi feita da madeira que foi encontrada juntamente com a canoa indígena que estava soterrada oito metros abaixo do solo, no porto de areia Santa Isabel, no Bairro Guaripocaba, o que comprova a idade da canoa foi a realização da datação pelo carbono 14, e coincide com a chegada dos primeiros moradores, povoadores e colonizadores de Bragança Paulista, O Capitães, João de Lima do Prado (10° Avô), João de Siqueira Alvarenga (9° Avô), Inocencio Preto de Oliveira (8° Avô) e Sebastião Barreto Cardoso (7/ Avô), numa região compreendida entre a margem direita do Rio Atibaia e a margem esquerda do Rio Jaguari entre 1650 e 1740.
Denominação de um nome para a Santa:
Como ela apareceu e se manifestou e fez vários milagres em Bragança Paulista eu José Roberto Bragança Saracchini de Oliveira a denominei de NOSSA SENHORA DE BRAGANÇA PAULISTA, por ajuda da Mãe de Deus, pois todas as Nossas Senhoras que existe no mundo receberam o nome das cidades onde elas apareceram .
No dia 11/12/2021 na inauguração da Capela Santa Cruz da Bocaina pelo Bispo Diocesano de Bragança Paulista, Dom Sergio Aparecido Colombo, foi feita pelo mesmo a Entronização a Benção e a Aceitação do nome de NOSSA SENHORA DE BRAGANÇA PAULISTA, cidade onde ocorreu o único e mais importante Milagre de todos os tempos o Milagre da Transformação.
No relato acima podemos citar vários milagres:
– Milagre da aparição – sendo duas vezes, porque se manifestou (Apareceu) por duas vezes, a primeira vez no Rio Jaguari durante a pesacaria, a segunda vez no atelier do Orlando, após 40 anos de desaparecimento.
– Milagre da pescaria – Nossa Senhora intercede para o Célio conseguir a pescaria no dia da sua primeira aparição
– Milagre do Sonho – Nossa Senhora ,onde ela pede para mim fazer uma réplica
– Milagre da ajuda – Nossa Senhora ajudou a encontrar a madeira para fazer a sua réplica.
– Milagre da percepção: Passei a levar junto comigo uma réplica da Nossa Senhora de Bragança Paulista nas minhas caminhadas, num dia eu juntamente com um amigo estava fazendo uma caminhada no Bairro dos Araras dos Pereiras, quando entramos num supermercado para tomar um café, assim entramos nele, o proprietário disse que havia sentido a presença da Santa por ali, e que ele nesta semana teria passado muito mal, como ele sentiu a presença da santa , fizemos uma oração e caminhamos dentro do supermercado com a Santa, onde ele sentiu melhor e mais aliviado.
– Milagre da Transformação – O rosto de Nossa Senhora transformou na “Face de SEU FILHO Jesus Cristo”, único Salvador.