Jacutinga
Sede do Caminho Caminho da Prece e local de onde se inicia, considerada a Capital Nacional das Malhas, com lindas lojas, ótima gastronomia e com vários pontos turísticos dentre outros citamos o Lago Municipal, Igreja de Santo Antônio, a Praça, Locomotiva na estação e o Pico da Forquilha.
Ouro fino
Percorre somente área rural do município, porém a mais extensa, famosa devido à música O Menino da Porteira. Posteriormente foi construído um monumento em homenagem, as margens da MG 290, despertando interesse de todos que ali transitam. Há pouco tempo, dentro da cidade, foram feitas mais 2 homenagens, uma com o monumento do Boi Sem Coração e a segunda próxima dali a do Berrante.
Inconfidentes
Famosa por seus tricôs e crochês atualmente embelezando famosas artistas de novelas em horário nobre da televisão. Nos canteiros centrais da cidade as lojas se preocuparam em enfeitar as árvores, vestindo seus troncos com croché em frente a seu comércio, dando um toque de charme especial à cidade, sendo falado por todos. Os peregrinos em mais de 90 % pernoitam na cidade ou ao menos fazem parada para se comer algo. Logo na entrada chegando pelo Caminho tem o Bar do Maurão, famoso e ícone dos Caminhos: da Fé, da Prece e Nhá Chica, oficializado recentemente.
Tocos do Moji
Percorre na sua zona rural, cidade pequena, porém muito aconchegante e acolhedora, famosa pelas suas belas cachoeiras e o pastel de milho, também procurada por foliões na época do carnaval. Hoje sua economia tem como base a plantação de morango.
Borda da Mata
Linda por natureza, são aproximados 5 km no município com seu marco zero na praça principal defronte à Basílica, maior destaque e orgulho da cidade. Construída por volta de 1955 tendo como um dos principais idealizadores Monsenhor Pedro Cintra que junto com os fiéis borda-matenses não mediram esforços para levantar essa igreja que pode ser avistada de longe, tanto do lado externo como interno de beleza ímpar. Dispensa comentários. Sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo, comemorada no dia 16 de julho com uma fervorosa novena iniciando dia 7 com missa às 15 e 19h todos os dias, repleta de fiéis.
No centro, em frente à Basílica, 2 lindas praças, local mais frequentado por todos e do lado de cima outras 3 muito arborizadas que também merecem ser visitadas. De alguns anos para cá, sua economia diversificou, não ficando somente na agricultura, mas se estendendo aos setores como tecelagem, malharias e hoje conhecida como a Capital Nacional do Pijama.
Fonte – Livro: “ Um Sonho Que Eu Não Tinha, Ser Peregrino. “