Nome: Hélio Araújo
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Profissão: Jornalista
Idade (opcional): 65 anos
Autoriza essa entrevista: Sim
PPF – Cite quais Caminhos de Peregrinação fez no Brasil e fora do País?
Brasil:
Caminho da Prece (MG) e Caminhos de Caravaggio (RS)
Exterior:
Caminho Central Português de Santiago (desde o Porto) 2015
Caminho Francês de Santiago (desde Saint-Jean-Pied-de-Port) 2017
Caminho Inglês de Santiago (desde Ferrol) 2019
Caminho Santiago-Muxia-Finisterre (2019)
PPF – Qual sua relação com o Caminho de Santiago de Compostela e quando começou?
Começou em 2011, em uma visita turística à cidade. Voltei em 2014, quando decidi que iria fazer aquele Caminho, pois queria sentir a mesma emoção que aqueles peregrinos que eu vi chegando estavam sentindo. E fiz meu primeiro Caminho (Português Central, desde o Porto) em 2015.
PPF – Cite 5 locais que todo Peregrino tem que visitar no Caminho de Santiago?
Há muitos, mas vou citar seis, ao invés de cinco: Sé do Porto, Monte Pirineus, O Cebreiro, Catedral de Burgos, Castelo de Ponferrada e Cruz de Ferro.
PPF – Como é responder prá alguém sobre o caminho de Santiago?
Primeiro, gosto de saber as razões daquela pergunta. Minha resposta vai depender do quanto de informação a pessoa precisa ou está disposta a ouvir. É um assunto que eu adoro e gosto muito quando me perguntam sobre o Caminho de Santiago.
PPF – O quê é ser Peregrino para você?
Uma vez li uma frase sobre essa definição que me marcou bastante: “Peregrino é aquele que nunca se cansa de aprender e cada aprendizado é um ponto de luz a ser compartilhado”. E é exatamente assim quando estamos no Caminho: todo dia aprendemos alguma coisa que, certamente, levaremos para o resto de nossas vidas.
PPF – O quê pensava a respeito antes de tornar Peregrino ?
Sinceramente? Não pensava. As coisas foram acontecendo naturalmente até que eu decidisse fazer meu primeiro Caminho.
PPF – O quê de diferente te surpreende no Caminho pra retornar?
Não sei se são coisas diferentes, mas, no Caminho, ficam perceptíveis. Creio que um pouco de cada uma: as belezas naturais, o contato com peregrinos de diversas partes do mundo, a solidão em determinados trechos (que me permite estar comigo mesmo), a solidariedade ao longo do Caminho, a atenção dos hospitaleiros e a riqueza histórica, artística e cultural de cada cidade.
PPF – Qual cidade do Caminho de Santiago mais te marcou e porquê, apenas uma?
Inicialmente, cito a cidade do Porto, em Portugal, de onde comecei meu primeiro Caminho de Santiago, em 2015. Minhas raízes portuguesas me ligam muito à essa cidade, que eu adoro, e onde está a Sé do Porto, uma igreja simplesmente maravilhosa. Já no Caminho Francês não poderia deixar de citar Saint-Jean-Pied-de-Port, um lugar mágico, encantador, que tem uma atmosfera de cidade de conto de fadas, pelo qual me apaixonei. E, claro, a cidade de Compostela, nosso destino em todos os Caminhos de Santiago.
PPF – Pretende retornar ao Caminho de Santiago?
Sim. Ainda neste ano de 2024. Desejo fazer o Caminho de Inverno, que sai de Ponferrada.
PPF – Quais conselhos prá quem está iniciando suas Peregrinações, primeiro Caminho?
Planeje-se. Escolha bem a mochila e seu calçado, trace sua rota, faça um checkup médico completo antes de viajar, caminhe diariamente como treinamento, respeite seu corpo, assista palestras de peregrinos experientes, interaja ao máximo com outros peregrinos e reserve momentos para introspecção.
PPF – Quem é VOCÊ para VOCÊ?
Eu sou um leonino otimista, confiante, que está sempre de bem com a vida, que acorda agradecendo a Deus por mais um dia, que acredita no lado bom do ser humano (o que já me fez ter decepções ao longo da vida). Nunca me arrependo do que eu não fiz; tenho que fazer para me arrepender.
PPF – O quê significa ser AMIGO para você?
É aquele que, mesmo distante, está sempre presente em minha vida.
PPF – Fazendo uma reflexão da sua vida, cite seu maior sonho realizado?
Já vivi muita coisa em minha vida que nunca tinha sonhado. E sou agradecido a Deus por isso. Ter uma família unida, que está sempre presente, é um sonho realizado. Trilhar os 820 km do Caminho Francês não era, inicialmente, um sonho, mas que acabou virando uma realidade em minha vida. Meus sonhos, no momento, são ter saúde, amigos sinceros, poder cruzar outras rotas do Caminho de Santiago, conhecer novos Caminhos no Brasil e tornar o Pédcast do Caminho cada vez mais conhecido entre os peregrinos.
PPF – Qual nome da associação no Rio de Janeiro a que pertence e seu endereço?
Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago (AACS-Brasil).
Nossas reuniões acontecem toda primeira sexta-feira de cada mês, na sede da Casa de Espanha, à Rua Rua Maria Eugênia, 300, no Humaitá.
O site da AACS-Brasil é o https://caminhodesantiago.org.br/.
PPF – Nos conte seu objetivo e sua função?
Atualmente ocupo o cargo de Vice-presidente da AACS-Brasil. O objetivo é auxiliar ao máximo o futuro peregrino, orientando-o nas questões que dizem respeito ao preparo para ir para o Caminho.
PPF – Suas reuniões é aberto ao público?
Sim. A partir das 19h e, em geral, até às 21h.
PPF – O quê mais te marcou na associação em todos esses anos?
A solidariedade, o carinho e a amizade entre os associados.
PPF – De onde surgiu a ideia do Pedcast do Caminho?
Como sou jornalista, eu queria criar algum canal em que pudesse divulgar informações sobre o Caminho de Santiago e os Caminhos no Brasil. Em 2021 li e ouvi muita coisa sobre podcast e resolvi criar um. Fiz cursos, ouvi tutoriais e, em novembro daquele ano, coloquei o primeiro episódio do Pédcast do Caminho no ar.
PPF – Qual seu objetivo?
O principal objetivo é levar, através de bate-papos semanais, totalmente descontraídos, o máximo de informações sobre os Caminhos existentes no mundo, com destaque para o Caminho de Santiago, que eu considero o “pai” ou a “mãe” de todos os Caminhos.
PPF – Quando iniciou até nos dias de hoje somam quantas entrevistas e quais países atingiu?
No momento em que respondo a essa entrevista, dia 9 de janeiro, foi ao ar, exatamente hoje, o episódio 113. Segundo o Spotify, plataforma que hospeda o Pédcast do Caminho, foram 113 semanas ininterruptas e os episódios ultrapassaram 22.750 reproduções, atingindo 41 países, com destaque para Brasil, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Canadá.
OBS: Na data desta publicação 10/04/2024 já são 126 episódios.

PPF – Como é feito a escolha do entrevistado, se tem uma equipe ou trabalha só ?
Procuro mesclar as entrevistas com peregrinos, hospitaleiros, gestores de Caminhos, autores de livros, jornalistas, historiadores e pesquisadores. Faço muita pesquisa na internet, para encontrar novos personagens e novos Caminhos. Também recebo indicações de ouvintes.
Quanto à equipe, a produção, escolha do entrevistado, gravação e edição do áudio, confecção do texto de abertura e do banner fica por minha conta. Na edição dos vídeos e publicação nas redes sociais, conto com a colaboração voluntária de minha filha, Rafaela Araújo, que também é jornalista e social mídia.
Torço para que, em breve, surjam apoiadores e patrocinadores, para que o Pédcast do Caminho possa evoluir ainda mais no que se refere à divulgação de informações sobre os Caminhos no mundo.
PPF – Onde e como assistir seus Pedcast?
O Pédcast do Caminho pode ser ouvido na plataforma Spotify (https://open.spotify.com/show/0Ltnw3TpSMP95X4LyKmdh9).
Vídeos e outros materiais também são encontrados nas redes sociais:
Instagram – @pedcastdocaminho
Facebook – @pedcastdocaminho
YouTube – Pédcast do Caminho
PPF – Quando iniciou imaginava alcançar esse grande sucesso ou fez apenas como hobby?
Quando criei o Pédcast do Caminho o fiz apenas para ter um canal de informação sobre Caminhos. Vínhamos de um período de isolamento por causa da pandemia da Covid (e ainda mantínhamos algumas restrições) e o Pédcast ocupou meu tempo, digamos, ocioso. E poderia fazer tudo de casa, sem precisar ir à rua. Hoje me surpreendo quando alguém fala que é fã do Pédcast, que adora os bate-papos, que ouviu todos os episódios. Isso é gratificante, pois, creio que o Pédcast está cumprindo o seu papel, que é o de informar.
PPF – Cite pergunta que gostaria de responder, mas não foi feita?
Qual foi seu Caminho mais emocionante?
PPF – Suas considerações finais?
Agradeço, primeiramente, o carinho do amigo Polly Ferreira, um peregrino nato, que a cada Caminho aumenta seu rol de amizades. E deixo, como mensagem para quem está pensando em fazer o Caminho, seja qual for: esteja ligado aos chamados e não se aventure. Estar no Caminho exige força física, determinação, fé e gratidão.
Buen Camiño!
1 comentário
Bela entrevista com o peregrino Hélio Araújo, nosso grande divulgador dos maravilhosos caminhos pelo Brasil afora.